top of page
  • Foto do escritorSolange Soares

[# 02] Como Tech Lead, não caia nessas 4 armadilhas!

Atualizado: 30 de jun.


Teia de aranha presa entre plantas

Quando a gente assume a responsabilidade por liderar um time é comum sentir a pressão de cuidar de pessoas que nos importamos e que queremos que se deem bem. E o resultado disso pode ser assumir padrões de comportamento que podem te sobrecarregar e que não ajudarão em nada seu time, pelo contrário, pode atrapalhar o desenvolvimento dele.


Neste texto, compartilho quatro armadilhas que eu mais vi acontecer para que você possa conhecer e não cair em nenhuma delas. Vamos lá!


 

1. Achar que tem que resolver as coisas sozinha(o)


É comum que pessoas em posição de Tech Lead tenham uma sólida experiência técnica, e isso pode levá-las a acreditar que precisam resolver todos os problemas técnicos sozinhas. Elas podem hesitar em delegar tarefas ou pedir ajuda quando necessário.


Isso pode levar a sobrecarga de trabalho, estresse e possíveis erros, além de desencorajar o crescimento e a autonomia da equipe.

Estou delegando tarefas de forma eficaz e aproveitando as habilidades e recursos do meu time, ou estou assumindo a maior parte do trabalho sozinha(o)?

 

2. Fazer tudo que o cliente pede sem questionar


Tech leads muitas vezes atuam como intermediários entre o time de desenvolvimento e os stakeholders, incluindo os clientes. Eles podem cair na armadilha de buscarem aceitação das pessoas ao redor e isso pode levá-los a atender a todas as demandas do cliente sem questionar ou avaliar a viabilidade técnica.

Isso pode resultar em compromissos irrealistas, prazos impossíveis e desgaste da equipe. É importante equilibrar as necessidades do cliente com a capacidade da equipe e fornecer orientação técnica sólida.

Estou avaliando criticamente as solicitações do cliente ou estou simplesmente seguindo todas as demandas sem questionar sua viabilidade ou impacto no projeto?

 

3. Carregar as entregas "nas costas"


Alguns Tech Leads têm a tendência de assumir a responsabilidade por todas as entregas técnicas, acreditando que precisam ser a principal fonte de contribuição técnica.

Isso pode criar uma cultura de dependência em torno da Pessoa Tech Lead, desmotivar e impedir o desenvolvimento de habilidades técnicas em outros membros do time. Além disso, essa prática pode levar à exaustão da própria Pessoa Tech Lead.

Estou incentivando ativamente o desenvolvimento de habilidades técnicas do time, ou estou assumindo a maior parte das entregas técnicas sem delegar responsabilidades?

 

4. "Blindar" o time


Tech leads podem ser excessivamente protetores em relação à seu time, tentando resolver todos os problemas e evitar que preocupações ou pressões externas cheguem aos membros do time.

Isso pode criar uma desconexão entre o time e a realidade do projeto, bem como impedir que aprendam com desafios e dificuldades. Além disso, pode isolar a equipe das partes interessadas, dificultando a comunicação e o alinhamento.

Estou encontrando um equilíbrio saudável entre proteger meu time e permitir que enfrentem desafios e pressões externas para aprender e crescer, ou estou superprotegendo-os e impedindo seu desenvolvimento?

 

Concluindo


Como Tech Lead, reconhecer e evitar essas quatro armadilhas pode ser fundamental para o sucesso do seu time e o seu próprio bem-estar. Ao delegar tarefas de forma eficaz, questionar as demandas que chegam, promover o desenvolvimento das habilidades das pessoas que você acompanha e encontrar um equilíbrio entre proteger e desafiar seu time, você estará criando um ambiente propício para o crescimento e a realização de todos.

Lembre-se sempre de que liderar não é uma jornada solitária, e ao compartilhar responsabilidades e promover o desenvolvimento do time, você estará fortalecendo não apenas o seu time, mas também a si mesmo como líder.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page